Patrimônio Histórico

O Departamento de Patrimônio Histórico está integrado à Fundação Cultural de Brusque, e tem por objetivo a promoção de políticas públicas direcionadas para salvaguarda do patrimônio histórico e cultural, constituído por elementos tangíveis e intangíveis.

O DPH foi instituído pela Lei Complementar 143, de 31 de agosto de 2009, que o reformulou como unidade dentro da Fundação Cultural de Brusque. Ele se articula com o Conselho Municipal do Patrimônio Natural, Histórico e Artístico Cultural e Conselho Municipal de Cultura.

O DPH coordena as atividades do Núcleo de Patrimônio Histórico. O núcleo (NPH) tem por objetivo o fomento da pesquisa histórica, no âmbito da História Local, com a missão de pensar os lugares de memória e conservar o importante patrimônio coletivo construído ao longo de sucessivas gerações, sendo assim, de vital importância a preservação, organização e catalogação dos documentos históricos (patrimônio material e imaterial).

A Enciclopédia “Sala Brusque Virtual” é uma adaptação de um sistema Wiki para a história local.
Através da plataforma Sala Brusque Virtual são disponibilizadas fontes como fotografias, documentos, mapas, textos originais, entrevistas, etc. Além das fontes, também é possível consultar artigos dos mais diversas temas relacionados a Brusque.

https://enciclopedia.brusque.sc.gov.br
(47) 3396-8113