Museu Arquidiocesano Dom Joaquim (Museu de Azambuja)

Museu Arquidiocesano Dom Joaquim teve sua origem de fato em 1933, com o recebimento de uma pequena coleção particular de propriedade do Sr. Joca Brandão em troca da gratuidade dos estudos de um de seus filhos no Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes.

Instalado de fato e aberto ao público em 03 de agosto de 1960, o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, apresenta um dos mais ricos acervos em exposição no Estado de Santa Catarina e é o maior museu de Arte Sacra do sul do Brasil.

São 4 mil peças aproximadamente, e tem em sua coleção acervo de História Natural, Arte Sacra e história da imigração de Brusque e de Santa Catarina.

Localizado em Azambuja, município de Brusque, o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim foi o primeiro em seu gênero e especificidade instalado no extremo sul do país, sendo ainda único.

A magnitude da coleção atual, estimada em quatro mil peças, associada à monumentalidade da edificação que a abriga, faz do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim hoje uma presença ímpar na história da preservação cultural em Santa Catarina.

Contato

Praça de Azambuja, 960
88353-460 – Brusque – SC
Fone: (47) 3396-0296
Site: https://azambuja.org.br/museu/