O Setor de Eventos da Fundação Cultural de Brusque é composto por servidores que também atuam nos setores Administrativo, de Formação, Biblioteca e de Projetos Culturais. Este é responsável por planejar, executar e dar suporte aos mais variados tipos de eventos realizados pela Fundação Cultural de Brusque, além dos projetos fixos da Fundação Cultural de Brusque, como: Canal Arte e Apreciação, o Projeto Ensaio Aberto e a Big Band Brusque. Os principais eventos realizados pela Fundação Cultural de Brusque bem como projetos fixos são:
Festival de Inverno ou Semana de Brusque: Julho/Agosto: A Fundação Cultural de Brusque realizou em 2019 a décima edição do Festival de Inverno, comemorando a grande participação do público em todas as ações culturais. Já a Semana de Brusque, é um evento comemorativo ao aniversário do Município de Brusque que ocorre no dia 04 de Agosto
Rock na Praça: Setembro
Com o rock brasileiro tendo sua ascensão na década de 1980, surgiram em Brusque as primeiras bandas de rock, fazendo shows com músicas covers e autorais. A cidade, que na época possuía aproximadamente 70 mil habitantes, chegou a ser considerada a capital do rock nacional, pela grande quantidade de bandas autorais que possuía.
Brusque era uma cidade muito pequena, porém tinha muitas bandas, que trabalhavam como se fossem uma espécie de cooperativa. Quando uma iria realizar um show, ela nunca tocava sozinha, sempre era acompanhada de outros três ou quatro grupos, e o público acabava frequentando todos os shows. Isso acabou gerando uma grande movimentação.
Na época, era produzido em Brusque um jornal chamado Contracorrente, que era um dos maiores jornais independentes de rock do Brasil e tinha grande distribuição, atingindo até mesmo as grandes capitais. Todos conheciam o veículo, e as bandas que apareciam nele com seus shows, começaram a ficar conhecidas no resto do país. inclusive, algumas foram tocar em São Paulo na TV Cultura, com um programa exclusivo de bandas brusquenses de rock. Até mesmo o jornal Folha de São Paulo veio para Brusque para fazer uma entrevista com as bandas de sucesso da época. Uma delas foi a Bandeira Federal.
Logo mais em 2000, surge o “Rock na Praça” por meio da Prefeitura de Brusque, com o objetivo de consolidar e dar continuidade a cena de Música autoral brusquense. Em 2002, a Fundação Cultural de Brusque passou a organizar o evento, que em 2021 vai para sua 20° Edição, não sendo realizado em 2020 devido a pandemia da COVID-19.
Durante o tempo de existência do evento, cerca de 160 apresentações musicais de bandas locais foram realizadas, reunindo aproximadamente 38 mil pessoas que puderam assistir as apresentações. O evento teve início na Praça do Chafariz, em frente ao terminal urbano. Após isso, já ocorreu no estacionamento do Pavilhão da Fenarreco, no estacionamento da Praça da Cidadania e no segundo piso do Pavilhão da Fenarreco. No ano de 2018 e em 2019, acontece na Praça de Alimentação da Fenarreco. As bandas se preparam para esse evento e concorrem entre si sadiamente para participar.
“O evento é um momento de encontro de artistas, músicos profissionais ou amadores, proporcionando uma grande troca de experiências entre todos.”
Festa Literária: Setembro
Com o objetivo de disseminar a cultura literária no município, a Prefeitura Municipal de Brusque, por intermédio da Fundação Cultural de Brusque, realiza no mês de setembro, a Festa Literária de Brusque (FLIB). Este evento foi realizado pela primeira vez em 2019, em substituição a Feira do Livro. Com uma programação diversificada, a FLIB contempla maratonas de contos, recitais de poesia, mostras literárias, palestras, lançamentos de livros, oficinas, mesas redondas, encontros com escritores, mostra de cinema infantil, entre outras ações.
Semana da Consciência Negra: Novembro
A Fundação Cultural de Brusque realiza anualmente junto com o Conselho Municipal de Cultura a Semana da Consciência Negra. Este evento traz rodas de conversa, bate papos, atrações musicais, rodas de capoeira, produções audiovisuais e demais ações que englobam esta temática.
Recital anual de encerramento dos cursos da Escola de Artes da FCB: Dezembro
Anualmente no mês dezembro acontece o recital anual de encerramento dos cursos da Escola de Artes da Fundação Cultural de Brusque. Geralmente são três dias de evento com apresentações artísticas dos alunos e arte educadores, sempre em locais com boa capacidade de público e com entrada gratuita para toda a comunidade. Neste evento anual alunos dos cursos oferecidos gratuitamente pela FCB demonstram as habilidades desenvolvidas durante o ano de aprendizado.
CANAL ARTE E APRECIAÇÃO
Arte e Apreciação é um canal dedicado à formação de plateia e apreciação artística, criado para estreitar o contato com bens simbólicos através de referências artísticas pretendendo aproximar a arte e o espectador.
O Canal Arte e Apreciação além de ser uma plataforma voltada à produção de conhecimento, pretende ser um grande impulsionador das iniciativas artísticas locais, trazendo biografias, entrevistas, lives e divulgação de artistas de Brusque e Região, se tornando assim um importante acervo relacionado especialmente a arte produzida em Brusque.
O Núcleo de Formação de Plateia é formado pelos servidores Isaque Bizerra Lacerda, Thiago Martins, Jaqueline da Silva, Paraguaçu Fernandes Marinho, Andreia Dirschnabel e Matheus Teixeira.
Contato: apreciacaoartistica@gmail.com
Link do Canal: https://www.youtube.com/channel/UCTUW4uai0ebjh2Lni4eAS6A/featured
PROJETO ENSAIO ABERTO
projeto Ensaio Aberto era realizado no município de Brusque pelo grupo de artistas locais voltados a música autoral e o mesmo foi adotado pela Fundação Cultural de Brusque em 2018 com o intuito de dar continuidade ao incentivo da produção artística local, principalmente que diz respeito a cena de bandas de rock autoral do município de Brusque SC. No decorrer do tempo outros estilos musicais também foram inseridos no Projeto, sempre dando preferência para música autoral. Este projeto é desenvolvido pela Fundação Cultural de Brusque e o intuito é realizar uma edição por mês, sempre no segundo sábado de cada mês em diversos locais do município, como na Fundação Cultural de Brusque, Instituto Aldo Krieger e Praça da Cidadania.
Contato: eventos@fcbrusque.sc.gov.br
Fone: 47 3396 8113
BIG BAND BRUSQUE
Sob a Regência de Isaque Bizerra Lacerda, a criação de uma banda municipal (Big Band Brusque) em 2019 no município de Brusque, foi necessária por vários motivos, sendo estes:
– Necessidade da preservação da tradição musical dos povos e culturas que deram origem ao município.
– Aproveitamento da mão de obra qualificada de servidor já concursado como Maestro Regente.
– Oferecer o acesso ao meios de cultura para comunidade local de forma gratuita, através de oficinas de instrumentos musicais, criando um ciclo de formação de novos músicos, bem como a renovação constante do grupo musical profissional.
– Criação de um mercado de trabalho na região, que consequentemente virá a se tornar referência, tanto para novos grupos como para os novos profissionais interessados na formação musical.
– Equiparação a outros municípios da região, que já possuem bandas profissionais ou orquestra(s).
– Oferecer acesso a um bem cultural à população da cidade e da região, através de apresentações frequentes em eventos diversos além da temporada oficial de apresentações da Big Band.
Dentre os objetivos principais da formação Big Band Municipal de Brusque estão; oferecer o acesso para população aos bens culturais, seja através da formação musical gratuita que será oferecida aos munícipes, a formação de um mercado musical profissional, o acesso para comunidade local a temporadas de apresentações de forma gratuita, ou mesmo através da continuidade de tradições que fazem parte da patrimônio histórico local.
Dentro os objetivos específicos propostos para este projeto podemos salientar:
– Contratar 14 músicos profissionais para Big Band Municipal.
– Oferecer oficinas musicais de forma gratuita para comunidade local.
– Realizar 1 ensaio periódico semanal com o grupo profissional.
– Pesquisar e desenvolver repertório da Big Band.
– Executar apresentações públicas periódicas.
– Fomentar o mercado de trabalho para músicos profissionais.
– Fomentar a formação de plateia.
– Ofertar acesso a um bem cultural (música de qualidade) à população.
– Retomar a tradição musical de banda do tipo Big Band na cidade.
– Estabelecer a Big Band como uma instituição permanente, pertencente ao povo do município, integrada à sua vida cultural, artística e social, da qual os habitantes tenham orgulho e estabeleçam com ela uma relação próxima, compreendendo sua importância no cenário da cidade e da região, usufruindo de seus préstimos e defendendo a continuidade de sua existência.
Contato: 47 3396 8113 | eventos@fcbrusque.sc.gov.br