O Setor de Eventos da Fundação Cultural de Brusque é composto por servidores que atuam nos setores Administrativo, de Formação, Biblioteca e de Projetos Culturais. Este setor é responsável por planejar, executar e dar suporte aos mais variados tipos de eventos realizados pela Fundação Cultural de Brusque.
Conheça os principais eventos e programas da Fundação Cultural de Brusque:
Festival de Teatro Estudantil de Brusque:
O Festival de Teatro Estudantil de Brusque foi pensado como uma oportunidade de dar visibilidade e estimular as produções teatrais elaboradas por grupos de teatro formados por estudantes de escolas de teatro ou demais instituições de ensino do município de Brusque. Seu principal objetivo é propiciar a experiência de apresentar em um grande palco e assistir produções de outros estudantes, promovendo uma troca de experiências entre os grupos e fomentar a prática teatral no município.
Em 2023 o Festival de Teatro Estudantil de Brusque bateu recorde de inscrições e ocorreu em três dias com uma extensa programação dividida em duas categorias: Mostra de Esquetes Teatrais, cujos espetáculos foram apresentados no Teatro do Colégio Cônsul e a Mostra de Peças Teatrais apresentadas no teatro do Cescb.
Acesse https://www.fcbrusque.sc.gov.br/edital/1o-festival-de-teatro-estudantil-debrusque/
Festival de Inverno e Semana de Brusque:
O Festival de Inverno teve sua décima edição em 2019 e reuniu em todas as suas ações cerca de 1,5 mil pessoas, com um ótimo público presente. O festival foi realizado pela Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Cultural de Brusque, por meio de recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, juntamente com os Artistas de Teatro do Município e o SESC. Além disso, contou com o apoio do Colégio Cônsul, Instituto Aldo Krieger, Sociedade Amigos de Brusque, Museu Azambuja, Uniasselvi e Secretaria Municipal de Educação. Desde 2019 ele antecede a Semana de Brusque, que é um evento comemorativo ao aniversário do Município de Brusque que ocorre no dia 04 de Agosto
Rock na Praça:
Com o rock brasileiro tendo sua ascensão na década de 1980, surgiram em Brusque as primeiras bandas de rock, fazendo shows com músicas covers e autorais. A cidade, que na época possuía aproximadamente 70 mil habitantes, chegou a ser considerada a capital do rock nacional, pela grande quantidade de bandas autorais que possuía.
Brusque era uma cidade muito pequena, porém tinha muitas bandas, que trabalhavam como se fossem uma espécie de cooperativa. Quando uma iria realizar um show, ela nunca tocava sozinha, sempre era acompanhada de outros três ou quatro grupos, e o público acabava frequentando todos os shows. Isso acabou gerando uma grande movimentação.
Na época, era produzido em Brusque um jornal chamado Contracorrente, que era um dos maiores jornais independentes de rock do Brasil e tinha grande distribuição, atingindo até mesmo as grandes capitais. Todos conheciam o veículo, e as bandas que apareciam nele com seus shows, começaram a ficar conhecidas no resto do país. inclusive, algumas foram tocar em São Paulo na TV Cultura, com um programa exclusivo de bandas brusquenses de rock. Até mesmo o jornal Folha de São Paulo veio para Brusque para fazer uma entrevista com as bandas de sucesso da época. Uma delas foi a Bandeira Federal.
Logo mais em 2000, surge o “Rock na Praça” por meio da Prefeitura de Brusque, com o objetivo de consolidar e dar continuidade a cena de Música autoral brusquense. Em 2002, a Fundação Cultural de Brusque passou a organizar o evento, que em 2023 vai para sua 22° Edição, não sendo realizado em 2020 devido a pandemia da COVID-19.
Durante o tempo de existência do evento, mais de 160 apresentações musicais de bandas locais foram realizadas, reunindo aproximadamente 38 mil pessoas que puderam assistir as apresentações.
https://www.fcbrusque.sc.gov.br/edital/editais-rock-na-praca/
Festa Literária:
Com o objetivo de disseminar a cultura literária no município, a Prefeitura Municipal de Brusque, por intermédio da Fundação Cultural de Brusque, realiza a Festa Literária de Brusque (FLIB). Este evento foi realizado pela primeira vez em 2019, em substituição a Feira do Livro. Com uma programação diversificada, a FLIB contempla maratonas de contos, recitais de poesia, mostras literárias, palestras, lançamentos de livros, oficinas, mesas redondas, encontros com escritores, mostra de cinema infantil, entre outras ações.
Semana da Consciência Negra:
A Fundação Cultural de Brusque realiza anualmente junto com o Conselho Municipal de Cultura a Semana da Consciência Negra com uma programação que traz traz rodas de conversa, bate papos, atrações musicais, rodas de capoeira, produções audiovisuais entre outras ações.
O objetivo principal é promover a arte e debates sobre a cultura afro-descente, além de marcar a importância das discussões e ações para combater o racismo no país. O dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi instituído oficialmente em 2011, e remete a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares.
Mostra da Escola de Artes da FCB:
Anualmente a Fundação Cultural de Brusque realiza a Mostra da Escola de Artes, evento este que marca a conclusão dos alunos dos cursos de música, artes visuais, artes cênicas, artesanato e capoeira. O objetivo do evento é compartilhar os processos artísticos vivenciados ao longo da trajetória dos alunos na instituição. A programação reúne exposições, mostras, e espetáculos desenvolvidos por cada modalidade.
Festival da Canção:
O Festival da Canção de Brusque está em sua segunda edição e é um evento que tem por objetivo incentivar e valorizar a produção musical regional, sendo dedicado exclusivamente a canções originais e inéditas em estilo livre de música e letra, desde que sejam em língua portuguesa.
Acesse https://www.fcbrusque.sc.gov.br/edital/edital-de-festival-de-cancao-de-brusque/
Big Band Brusque:
Criada em 2019 a Big Band Brusque tem a honra de dar continuidade ao legado de nossos antepassados e manter pulsante a tradição musical de Brusque e região. Sob regência do Maestro Isaque Lacerda, a Big Band Brusque é um grupo multi-instrumental que com repertório que permeia entre a Música Popular Brasileira (MPB), o Jazz e o Blues.
O projeto da Big Band Brusque objetiva disseminar cada vez mais o gosto pela música instrumental nos cidadãos de Brusque e região, oferecendo apresentações musicais de qualidade, além da possibilidade de oferecer oficinas musicais de instrumentos de sopro gratuitas a comunidade.
O projeto para execução da temporada da Big Band Brusque 2024, foi aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura e os interessados em patrocinar, podem buscar a Fundação Cultural desde já através do telefone (47) 3396-8113 ou também pelo email: administrativo@fcbrusque.sc.gov.br.
Projetos Inscritos na Lei Federal de Incentivo à Cultura:
A Fundação Cultural de Brusque (FCB) está em busca de empresas que possam patrocinar dois projetos aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Os projetos são o Primeiro Final de Semana de Câmara e o Projeto Big Band Brusque, ambos enquadrados no Art. 18 da Lei. Isso significa que os patrocinadores que apoiarem qualquer um dos projetos terão suas marcas inseridas no plano de mídia de cada projeto, além de obter isenção de 100% do Imposto de Renda referente aos valores investidos.
Ao patrocinar um projeto, a empresa associa sua imagem a iniciativas bem estruturadas e desenvolvidas por profissionais da área, além de contribuir para a democratização e acesso à cultura, bem como valorizar a cultura local e regional.
Conheça os projetos aptos para captação de recursos:
Projeto Big Band Brusque: o objetivo é realizar uma temporada completa, incluindo ensaios, apresentações e atividades de responsabilidade social. Além disso, serão oferecidas oficinas gratuitas de capacitação em trompete, trombone, saxofone e bateria para a comunidade local.
http://versalic.cultura.gov.br/#/propostas/345313
Primeiro Fim de Semana de Música de Câmara: consiste na realização de concertos de música de câmara em locais históricos do município de Brusque, durante um único final de semana, até o final de 2023. Como contrapartida social, serão realizadas ações formativas na área de música erudita, incluindo um evento formativo gratuito com duração de até 1 hora, aberto para até 50 alunos e professores de escolas públicas do município de Brusque.
http://versalic.cultura.gov.br/#/propostas/347918
Projeto Cultural Desfile de Abertura da Fenarreco: A Fundação Cultural de Brusque aprovou o projeto cultural de Desfile de Abertura da Fenarreco na Lei Federal de Incentivo à Cultura. Agora a fundação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo buscam empresas que tenham interesse em patrocinar este, que é um dos momentos mais esperados da Festa Nacional do Marreco.
http://versalic.cultura.gov.br/#/projetos?limit=100&offset=0&nome=fenarreco&sort=PRONAC:asc
Quem pode patrocinar?
Qualquer cidadão que declare imposto de renda ou qualquer empresa tributada com base no lucro real pode apoiar projetos culturais utilizando o mecanismo do incentivo fiscal previsto em lei. Pessoas físicas terão desconto de até 6% do imposto devido, e pessoas jurídicas, de até 4%.
Para mais informações, entre em contato através do e-mail: administrativo@fcbrusque.sc.gov.br.