Eventos

O Setor de Eventos da Fundação Cultural de Brusque é composto por servidores que também atuam nos setores Administrativo, de Formação, Biblioteca e de Projetos Culturais. Este é responsável por planejar, executar e dar suporte aos mais variados tipos de eventos realizados pela Fundação Cultural de Brusque. Os principais eventos realizados pela Fundação Cultural de Brusque são:

Festival de Inverno ou Semana de Brusque: Julho/Agosto: A Fundação Cultural de Brusque realizou em 2019 a décima edição do Festival de Inverno, comemorando a grande participação do público em todas as ações culturais. Já a Semana de Brusque, é um evento comemorativo ao aniversário do Município de Brusque que ocorre no dia 04 de Agosto

Rock na Praça: Setembro

Com o rock brasileiro tendo sua ascensão na década de 1980, surgiram em Brusque as primeiras bandas de rock, fazendo shows com músicas covers e autorais. A cidade, que na época possuía aproximadamente 70 mil habitantes, chegou a ser considerada a capital do rock nacional, pela grande quantidade de bandas autorais que possuía.

Brusque era uma cidade muito pequena, porém tinha muitas bandas, que trabalhavam como se fossem uma espécie de cooperativa. Quando uma iria realizar um show, ela nunca tocava sozinha, sempre era acompanhada de outros três ou quatro grupos, e o público acabava frequentando todos os shows. Isso acabou gerando uma grande movimentação.

Na época, era produzido em Brusque um jornal chamado Contracorrente, que era um dos maiores jornais independentes de rock do Brasil e tinha grande distribuição, atingindo até mesmo as grandes capitais. Todos conheciam o veículo, e as bandas que apareciam nele com seus shows, começaram a ficar conhecidas no resto do país. inclusive, algumas foram tocar em São Paulo na TV Cultura, com um programa exclusivo de bandas brusquenses de rock. Até mesmo o jornal Folha de São Paulo veio para Brusque para fazer uma entrevista com as bandas de sucesso da época. Uma delas foi a Bandeira Federal.

Logo mais em 2000, surge o “Rock na Praça” por meio da Prefeitura de Brusque, com o objetivo de consolidar e dar continuidade a cena de Música autoral brusquense. Em 2002, a Fundação Cultural de Brusque passou a organizar o evento, que em 2021 vai para sua 20° Edição, não sendo realizado em 2020 devido a pandemia da COVID-19.

Durante o tempo de existência do evento, cerca de 160 apresentações musicais de bandas locais foram realizadas, reunindo aproximadamente 38 mil pessoas que puderam assistir as apresentações. O evento teve início na Praça do Chafariz, em frente ao terminal urbano. Após isso, já ocorreu no estacionamento do Pavilhão da Fenarreco, no estacionamento da Praça da Cidadania e no segundo piso do Pavilhão da Fenarreco. No ano de 2018 e em 2019, acontece na Praça de Alimentação da Fenarreco. As bandas se preparam para esse evento e concorrem entre si sadiamente para participar.

“O evento é um momento de encontro de artistas, músicos profissionais ou amadores, proporcionando uma grande troca de experiências entre todos.”

Festa Literária: Setembro

Com o objetivo de disseminar a cultura literária no município, a Prefeitura Municipal de Brusque, por intermédio da Fundação Cultural de Brusque, realiza no mês de setembro, a Festa Literária de Brusque (FLIB). Este evento foi realizado pela primeira vez em 2019, em substituição a Feira do Livro. Com uma programação diversificada, a FLIB contempla maratonas de contos, recitais de poesia, mostras literárias, palestras, lançamentos de livros, oficinas, mesas redondas, encontros com escritores, mostra de cinema infantil, entre outras ações.

Semana da Consciência Negra: Novembro

A Fundação Cultural de Brusque realiza anualmente junto com o Conselho Municipal de Cultura a Semana da Consciência Negra. Este evento traz rodas de conversa, bate papos, atrações musicais, rodas de capoeira, produções audiovisuais e demais ações que englobam esta temática.

Recital anual de encerramento dos cursos da Escola de Artes da FCB: Dezembro

Anualmente no mês dezembro acontece o recital anual de encerramento dos cursos da Escola de Artes da Fundação Cultural de Brusque. Geralmente são três dias de evento com apresentações artísticas dos alunos e arte educadores, sempre em locais com boa capacidade de público e com entrada gratuita para toda a comunidade. Neste evento anual alunos dos cursos oferecidos gratuitamente pela FCB demonstram as habilidades desenvolvidas durante o ano de aprendizado.

* Além dos eventos fixos, este setor também dá suporte aos projetos fixos da Fundação Cultural de Brusque como: Ensaio Aberto, Feirinha Criativa Catavento, Big Band Brusque, Web Rádio FCBq e Canal Arte e Apreciação.

Contato: 47 3396 8113 | eventos@fcbrusque.sc.gov.br