Big Band Brusque 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Brusque possui fortes influências nas artes em geral, e não poderia ser diferente com a música. Desde a época da colonização do Vale do Itajaí já existiam bandas compostas por instrumentistas de sopro e de cordas, que animavam as festividades dos então colonos de Brusque e região. A formação instrumental “Big Band” se tornou muito popular a partir dos anos 20 do século passado, inclusive em Brusque, que contou com a Jazz Band América e com a Banda de Jazz Chopp com Rosca, ambas criadas pelo Maestro Aldo Krieger. A própria história da Fenarreco se confunde com a música tocada em Brusque e região, festa esta que desde o seu início contou com bandinhas compostas por instrumentistas de sopro e demais músicos.
Quase 100 anos depois da criação da Jazz Band América, a Big Band Brusque tem a honra de dar continuidade ao legado de nossos antepassados e manter pulsante a tradição musical de Brusque e região. Em 2019, quando foi iniciado o planejamento por parte da Fundação Cultural de Brusque para uma Banda Municipal em Brusque, este tipo de formação composta por instrumentos de sopro foi uma das primeiras possibilidades a serem discutidas, principalmente devido a trajetória histórica deste tipo de grupo em Brusque, além da possibilidade de se ter um grupo profissional composto por músicos de Brusque e região, além dos próprios servidores da Fundação Cultural de Brusque. Além disso, com a criação e manutenção da Big Band Brusque pretende-se disseminar cada vez mais o gosto pela música instrumental nos cidadãos de Brusque e região, oferecendo apresentações musicais de qualidade, além da possibilidade de oferecer oficinas musicais de instrumentos de sopro gratuitas a comunidade, criando novas gerações de músicos na cidade.

No contexto da pandemia de Covid-19, todas as atividades ligadas ao setor cultural tiveram sua atividades consideravelmente afetadas em todo o mundo, e a Fundação Cultural de Brusque, compreendendo a importância do Projeto da Big Band Brusque para o fomento do mercado cultural brasileiro, vem contribuindo para a consolidação de um calendário de apresentações musicais na cidade com eventos regulares.
A Big Band Brusque tem desenvolvido um repertório musical voltado à linguagem do jazz e do blues, sem deixar de dar atenção especial à música brasileira. Desde sua formação, a Big Band Brusque sempre tem buscado atrair bons músicos de diversas regiões do estado, enriquecendo o cenário cultural da cidade.

A Big Band Brusque tem desenvolvido um repertório musical voltado à linguagem do jazz e do blues, sem deixar de dar atenção especial à música brasileira. Desde sua formação, a Big Band Brusque sempre tem buscado atrair bons músicos de diversas regiões do estado, enriquecendo o cenário cultural da cidade.

Apresentações da Big Band Brusque 2021
06 de dezembro de 2021 (Segunda-feira)
Local: Teatro do CESCB
Entrada Gratuita

11 de dezembro de 2021 (Sábado)
Local: Praça Barão de Schneeburg
Entrada Gratuita.

06/12 – Apresentação da Big Band no Teatro do CESCB

11/12 – Apresentação da Big Band na praça Barão de Schneeburg