Aldir Blanc no Município de Brusque- Restaurar para Preservar

Em entrevista ao projeto “Restaurar para Preservar” Rubens Kormann, presidente do Rotary Club de Brusque, fala sobre o historiador, rotariano e filatelista Ayres Gevaerd, e a doação do busto ao Museu Casa de Brusque.

“O Rotary Club de Brusque homenageou o companheiro Ayres Gevaerd pela cultura e por tudo que deixou em Brusque com o busto inaugurado no dia 12 de Março de 1994, em frente à Casa de Brusque. Está no livro do Rotary Club 50 anos. O projeto para a criação da obra foi encomendado para o excelente artista, escultor e pintor Walter de Oliveira (in memoriam)”, explica Kormann.

A Sociedade Amigos de Brusque (SAB), conhecida hoje como Casa de Brusque, foi inaugurada para visitação pública em 1971, mas o trabalho de pesquisa foi iniciado por Ayres Gevaerd em 1953. O acervo passou a ser oficialmente denominado de Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim posteriormente, em 1973.

Segundo Rubens Kormann, “os associados do Rotary Club tomaram consciência de que era preciso conhecer a origem e a evolução do processo da comunidade brusquense a fim de comemorar dignamente o seu centenário em lugar digno para ter a sua história”. Essa seria a motivação para a instituição ter apoiado a ideia da construção do museu.

Ayres Gevaerd foi sócio-fundador do Rotary Club de Brusque junto com mais de vinte e cinco sócios. Ele foi presidente da entidade entre 1953 e 1954. “O Rotary Club apenas fez o estatuto, mas a ideia da Sociedade Amigos de Brusque foi desenvolvida e pertence ao historiador Ayres Gevaerd”, enfatiza o rotariano.

O projeto “Restaurar para Preservar: Restauração do Mausoléu do Conselheiro Brusque e busto de Ayres Gevaerd”, foi aprovado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc no município (Lei no 14.017/2020), na categoria Manutenção de Espaços e Empreendimentos Culturais.