Aldir Blanc no Município de Brusque. Documentário que homenageia Saulo Adami entra em fase final de produção.

Lançamento de “Estrada de Papel” será realizado em 19 de maio 

Após readequação de cronograma em função da pandemia de Covid-19, o documentário “Estrada de Papel”, que homenageia o escritor Saulo Adami, entra em fase final de edição e já tem data de lançamento: 19 de maio.

O filme, que tem sua produção assinada pela produtora audiovisual de Brusque, Griô Filmes, foi um Projeto viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) no município de Brusque.

O jornalista Alessandro Vieira, da Griô Filmes, explica que devido ao cenário de pandemia o documentário precisou de prorrogação para ser filmado com segurança. 

“Somos muito gratos à Fundação Cultural de Brusque que nos deu as condições necessárias para promover esta obra, com todo cuidado e segurança que o momento requer.  Certamente essa experiência ficará em nossa história”, afirma. 

Homenagem

Para o escritor Saulo Adami, que também é roteirista da obra, o documentário foi uma oportunidade impagável de fazer um retrospecto da carreira e da vida inteira. 

“Relembrar pequenas grandes histórias, ser convidado a falar sobre as dificuldades enfrentadas para escrever e publicar livros, montar peças de teatro, viajar por tantos lugares e de ter encontrado tantas pessoas que me ajudaram a percorrer essa estrada de papel e tinta, foi uma das melhores experiências da minha carreira. Sou grato à equipe da Griô Filmes por esta oportunidade, estou lisonjeado”, comenta. Segundo ele, ter recebido essa homenagem é como ganhar um prêmio, mas não apenas “mais um prêmio”. 

“Estamos falando de reconhecimento público e em vida, em um momento no qual estou em plena atividade intelectual. Esta homenagem me permitiu olhar pelo retrovisor e reabrir as caixas de memória com um objetivo específico: fazer uma revisão da vida e da obra que vivi para realizar”, conta. 

A irmã Karina Adami conta que participar do documentário foi uma ótima experiência, especialmente para os pais, que recordaram a trajetória de Adami e, em consequência, a história da família. 

“A equipe que produziu foi muito atenciosa, montou a estrutura em nossa casa, tomando os cuidados devido à pandemia. Foi muito especial, ficamos felizes pelo reconhecimento do trabalho dele, em ver a história registrada em um documentário”, avalia.

O lançamento do documentário Estrada de Papel está previsto para o dia 19 de maio.