Aldir Blanc no Município de Brusque – 𝘼𝙇𝘿𝙊 𝙆𝙍𝙄𝙀𝙂𝙀𝙍 𝙑𝘼𝙇𝙎𝘼𝙎 𝙄𝙉É𝘿𝙄𝙏𝘼𝙎

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Nesta coletânea de valsas inéditas de autoria do Maestro Aldo Krieger, com a seleção, arranjo e direção do músico Bruno Moritz, é possível observar 3 períodos bastante evidentes da composição de Aldo.

Década de 20
Nesse período, o repertório que Aldinho executava em seu bandoneon eram principalmente as composições de seu mestre Reinholdo Graupner. No início de suas próprias composições, percebemos um estilo germânico bastante presente com um tom sentimental e romântico, repleto de dedicatórias para sua musa inspiradora Gertrudes, com quem se casa em 1923.

Década de 30
No início da década de 30, Aldinho uniu ao clima romântico de suas composições, a influência da música de banda musical. Servindo o exército em Curitiba como músico, tomou contato com a escrita para grupos musicais de diversos tamanhos . Essas marcas são perceptíveis em seu trabalho de compositor ao longo da década de 30. Ainda nesse mesmo período, o Maestro forma o Jazz Band América e suas composições são amplamente executadas e divulgadas, e podemos perceber a influência do que viria a se chamar de Identidade Nacional nas composições de Aldo.

Década de 40
Já nos anos 40, percebemos uma maturidade musical não só nas composições para formação de pequenos grupos instrumentais, como também na música para banda, música sacra e coral. Atuando nessas diversas frentes musicais a música de Aldo Krieger passa a ter características marcantes da música brasileira. As síncopas, características do chorinho, passam a vigorar com mais frequência em suas composições e é possível ouvir uma brasilidade característica dos grandes compositores da época, o qual Aldo Krieger se consagrou.

Já está disponível nas plataformas de streaming. Para ter acesso as musicas inéditas clique AQUI

TEASER

Projeto viabilizado pela Lei de Emergência Aldir Blanc (14.017/2020) no Município de Brusque SC.