Aldir Blanc no Município de Brusque- “𝙏𝙧𝙖𝙩𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙚 𝙤𝙧𝙜𝙖𝙣𝙞𝙯𝙖çã𝙤 𝙙𝙤 𝙖𝙘𝙚𝙧𝙫𝙤 𝙗𝙞𝙗𝙡𝙞𝙤𝙜𝙧á𝙛𝙞𝙘𝙤 𝙙𝙤 𝙄𝙣𝙨𝙩𝙞𝙩𝙪𝙩𝙤 𝘼𝙡𝙙𝙤 𝙆𝙧𝙞𝙚𝙜𝙚𝙧”

Localizado no centro de Brusque – SC, o Instituto Aldo Krieger – IAK é uma casa cuidadosamente transformada em museu, criado em 2002 objetivando as comemorações do centenário de nascimento do músico brusquense. Trata-se de um a sociedade de direito privado, sem fins lucrativos com o objetivo de promover, fomentar e apoiar atividades de manutenção, conservação e divulgação do acervo que conta com instrumentos musicais, objetos pessoais e toda a obra musical do Maestro Aldo.

O acervo da Instituição é composto por um total de aproximadamente 3 mil peças que são divididas em 5 grandes áreas: Acervo Museológico (porcelanato, mobília e quadros), Acervo Documental, Acervo Instrumental (instrumentos musicais, partituras e discos), Acervo Fotográfico e Acervo Bibliográfico. No entanto, algumas categorias ainda não estão organizadas e é preciso fazê-las para que a Instituição possa auxiliar nas pesquisas de maneira organizada e que possa futuramente elaborar a política de acervo e o Plano Museológico.

Uma das tipologias de acervo do Instituto Aldo Krieger é formada por livros e quando estiver pronta, deve receber o nome de Biblioteca Aldo Krieger. Ela está localizada na entrada do Museu e apresenta livros em português, alemão e italiano, incluindo muitos livros encadernados pelo próprio Aldo. Nenhum dos livros ainda possui cadastro e existe a necessidade de realizar essa organização devido à demanda de visitas e solicitações para utilizar o material para pesquisa.

Essa ação preventiva de conservação para os bens culturais musealizados, destacando as atividades de higienização, manuseio e a guarda do acervo, são estratégias que minimizam as ações dos agentes de degradação. Com isto, a Instituição poderá oferecer da melhor forma, o auxílio à pesquisa da vida do Maestro, da música e da história do município em geral.

Izabel é sobrinha neta de Aldo Krieger e, apesar de não o ter conhecido pessoalmente, tem como meta auxiliar a perpetuar o seu legado. Para isto, realiza trabalho voluntário na Instituição desde 2013, na parte Cultural e Administrativa. Também é estudante do penúltimo período do curso de Biblioteconomia na Uniasselvi e tem o desejo de colocar em prática, todo o seu estudo no acervo do museu. E, através deste prêmio conseguirá realizar o trabalho de tratamento e organização desse acervo bibliográfico e deixá-lo pronto, limpo e organizado para a Instituição.

Projeto Viabilizado pela Lei de Emergência Aldir Blanc (14.017/20) no Município de Brusque

Acompanha parte do tratamento e organização do projeto, clique AQUI