A Fundação Cultural de Brusque anuncia mudanças nos formatos de cursos e oficinas ofertadas pela Escola de Artes da FCB

Em 2024 a Escola de Artes da Fundação Cultural vai adotar um novo sistema de formação artística com o objetivo de qualificar seu sistema de ensino e proporcionar a devida qualificação para alunos que ingressam na instituição.
Estas alterações foram amplamente discutidas ao longo dos últimos anos com a equipe de arte-educadores e instrutores da Fundação Cultural que é formada por profissionais extremamente capacitados e que acreditam que a instituição tem a capacidade de no futuro formar profissionais nas mais diversas modalidades artísticas.


Segundo o Diretor Geral da Fundação Cultural de Brusque, Igor Alves Balbinot, a publicação desta Instrução Normativa 01/2023 FCB, é o começo de uma nova jornada centrada na qualidade do ensino e no comprometimento dos alunos com a sua formação artística, pois estabelece as condutas, procedimentos, duração e formatos dos cursos livres gratuitos ministrados na Escola de Artes da Fundação Cultural de Brusque. Este documento a partir de sua publicação se torna uma ferramenta que garante a continuidade das ações voltadas à formação artística dando maior segurança aos arte-educadores e instrutores e unifica o sistema de ensino da instituição.
Os cursos livres gratuitos terão duração total de 2 a 3 anos no total e divididos em semestres organizados em módulos. Ou seja, uma vez iniciada a matrícula, os alunos serão conduzidos por uma formação de longa duração, com ementas estabelecidas para cada módulo em que ele avança.
A cada módulo os alunos receberão a certificação mediante a frequência igual ou superior a 75% e aprovação na avaliação de aptidão que será aplicada ao final de cada semestre.
Este novo formato reitera o compromisso da Fundação Cultural de Brusque em ofertar uma formação artística de qualidade para toda a comunidade com o compromisso de formar cidadãos que valorizem os bens culturais de nossa cidade, bem como possíveis profissionais das artes.
Estas mudanças vão acontecer de forma gradual para uma melhor adaptação da comunidade e da equipe, sendo assim, algumas modalidades continuarão a atender os alunos em formato de oficinas de até um ano.


Ainda para alunos já formados ou com maior experiência, a Fundação Cultural de Brusque prevê programas de aperfeiçoamento que serão divulgados ao longo dos próximos meses.

Em janeiro de 2024 a Fundação Cultural de Brusque irá publicar o calendário de rematrículas (para alunos que estão com a formação em andamento) e matrículas para novos alunos dos módulos I dos cursos livres bem como das oficinas. Todas as informações sobre o processo de inscrição serão detalhadas junto com este calendário.

Para ficar por dentro acesse:
https://www.fcbrusque.sc.gov.br/setor/formacao/